Até mesmo, por que foi através do QSB que amadureceu toda essa amarração, uma vez que até então durante minha carreira só havia atuado com as ferramentas separadamente (o quê atualmente considera um erro, pois essa amarração é vital para o resultado positivo do sistema de gestão).
Então para começar... O quê é o QSB - Quality System Basics (Sistema Básico de Qualidade), é um requísito específico das montadoras GM e Fiat, que assegura aos mesmos a capacidade de seus fornecedores realizarem a gestão de seus processos, apoiados em suas estratégias (9 estratégias Fiat e 11 estratégias GM).
Esta ferramenta teve sua implementação iniciada na cadeia de fornecedores destas duas grandes montadoras por volta do ano de 2004 aproximadamente, acompanhando um movimento global de disseminação do Sistema Toyota de Produção, se tornando um requisito específico.
De uma maneira geral o QSB é genérico ao TPS, mas uma abordagem mais simples que encontrei é a de fazer a Certificação ISO TS 16949 acontecer!
Podendo demonstrar tal colocação no quadro abaixo:
De uma maneira global o QSB e a ISO TS, assim como o TPS, buscam girar o sistema de gestão industrial sobre estes pilares obtendo resultados de grande impacto na organização.
Mas não para por ai, outras ferramentas e sistemas se entrelaçam e se completam, seja de uma visão ocidental ou oriental do modo de condução do negócio, de culturas de implementação diferenciadas, e são estas conexões que buscarei apresentar e explorar neste blog, com a ajuda de todos aqueles que se dispuser a discutir sobre o assunto.
Em breve um novo post, onde estarei explorando o 1º Pilar do QSB - Resposta Rápida e Lições Aprendidas.
Até mais !!! Boa Semana a todos !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário