domingo, 20 de março de 2011

1.0 - RESPOSTA RÁPIDA (FAST RESPONSE)

1.0 RESPOSTA RÁPIDA (FAST RESPONSE)

Existe um sistema efetivo para responder imediatamente às falhas de qualidade internas significativas e as externas?

Assim a Resposta Rápida tem por objetivo endereçar e gerenciar os problemas significativos de qualidade da fábrica, ordenando as ações para sua solução, visando à disciplina no processo de velocidade de resposta.

Deve ser monitorado preferencialmente através de um quadro para gestão visual (exemplo foto abaixo), exigindo o cumprimento de 6 passos essenciais (Lições Aprendidas, Auditorias Escalonadas de Processos, Dispositivos à Prova de Erros, Trabalho Padronizado, PFMEA e Plano de Controle), e outros critérios de saída verificados como necessários para o endereçamento dos problemas na organização.


Estes 6 passos deverão ser detalhados no Relatório de Solução de Problemas (8D, FSP, ou outros), adotado pela organização.

Para o monitoramento das atividades postadas no quadro, reuniões diárias deverão ser realizadas, onde serão endereçados os problemas significativos de qualidade, tal reunião (Reunião de Bom Dia), será liderada e conduzida pela Manufatura, responsável pela implementação da maioria dos pilares do QSB, como iremos ver mais à frente. Sendo registrada a freqüência da mesma através de uma lista de presença. Esta reunião deverá contar com representantes dos departamentos de apoio à Manufatura, entre eles Qualidade, Compras, Manutenção, PCP, e outros que forem necessários (participantes Multidisciplinares e Multiníveis). Lembrando sempre que esta reunião é para delegar os responsáveis pelos problemas endereçados, melhorar a comunicação dos problemas e principalmente para reportar os status das atividades pertinentes, ou seja, nada de ficar discutindo os problemas reportados pelo quadro.

Sugestão: determinar e cumprir o tempo diário de execução da reunião, não devendo ultrapassar os 15 minutos.

O monitoramento pelo quadro assegura que todos os problemas não serão encerrados até que todos os passos existentes no quadro sejam atendidos. E uma diretriz para estabelecer os prazos para cada critério de saída deve ser utilizada. Como por exemplo, os prazos alvo solicitados como boa prática no mercado citados abaixo:

Contenção - 24 horas
Identificação de Causa Raiz - 7 dias
Ações Corretivas - 14 dias
Poka Yoke - 14 dias
Auditoria Escalonada - 14 dias
Verificação de Efetividade das Ações Corretivas - 34 dias
Atualização de PFMEA, Plano de Controle e Trabalho Padronizado - 35 dias
Lições Aprendidas - 40 dias

Uma equipe multidisciplinar e multinível de MASP (Método de Análise de Solução de Problemas) podem ser formadas para atuar nos problemas reportados no quadro (atitude muito bem vista pelo mercado, e que realmente pode ajudar na interação entre os departamentos e enraizamento da cultura de solução de problemas na organização), uma vez que um processo definido para solução de problemas, incluindo um padrão para documentar as ferramentas utilizadas para a identificação de causa raiz será cobrado.

Atividades em Vermelho (em Atraso) deverão ser escalonadas aos níveis superiores de maneira ordenada a fim de manter a disciplina no processo de Resposta Rápida.

Após todos os passos tomados, um processo para capturar as informações que apóiem a melhoria contínua deve registrar todo o conhecimento obtido com o problema resolvido, mais conhecido como Lições Aprendidas, este processo se bem implementado permite que estes problemas não ocorram novamente e possam ser evitados em novos processos.

Benefícios:

Diversos benefícios podem ser observados com a implementação e uso adequado da ferramenta.

Entre eles, melhoria sensível nos indicadores de qualidade (reduzindo custos com não qualidade e aumentando a satisfação do cliente), fornece uma abordagem sistemática para solução de problemas (onde um responsável natural é designado aos problemas, um processo lógico e objetivo para identificação de causa raiz é utilizado, etc.), suporta a melhoria contínua e principalmente aumenta o nível de comunicação dos problemas, além de desmistificar os problemas de fábrica unindo as equipes para resolução dos mesmos, aumentando o comprometimento de todos com a organização e seus resultados (gera o sentimento de orgulho dos colaboradores quando os problemas são solucionados).
 
Neste post falamos um pouco do que é formado o pilar de Resposta Rápida, explanando de forma rápida o formato a ser implementado pelo QSB. Para detalhar mais ainda este pilar irei dividir o tema em outros 3 post, onde estarei abordando os seguintes temas: MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), Lições Aprendidas, e A Cultura para Solução Rápida dos Problemas.

Uma boa semana a todos, e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário